Os símbolos dos brasões...

Moderador: Moderadores de Area Digimon

<<

Rayana_Wolfer

Ultimate User

Data de registro: Dom Fev 11, 2007 9:57 am

Pseudo: Ray

Mensagem Sex Abr 24, 2009 12:15 am

Os símbolos dos brasões...

Na verdade, são várias as interpretações que cada pessoa pode fazer à cerca dos símbolos, nos brasões de Digimon Adventure.

Os "Simbolos" são uma coisa muito rica, justamente porque o significado vai muito além de uma só interpretação. Se tivessem uma só interpretação, jamais seriam simbolos... nesse caso, seriam "ícones", "signos" ou "sinais". É por isso que os simbolos são agradáveis; são democráticos e cheios de conteúdo místico.

Prova disto é que não existe uma interpretação oficial à cerca dos simbolos de Adventure. Compete aos fãs *tentar* descobrir a lógica deles. Gostava de ler opiniões, em relação a estes simbolos.

Esta é a minha interpretação:

Imagem
Coragem - tem o sol, que já se tornou um simbolo clássico. O sol é considerado o astro-rei. Na civilização Maia, o Sol era venerado porque gerava vida, luz e calor. No egipto, Rá era o deus-pai do Sol. Todos os planetas giram em torno do Sol... sinal de liderança, etc.

Imagem
Amizade - tem o Yin/Yang lá dentro, que interpreto como a união harmónica dos opostos. Representa a união de duas partes, em harmonia. Simbolo perfeito para amizade, na minha opinião.

Imagem
Amor - não preciso nem de comentar. Quando a pessoa sente ansiedade ou excitação, o bater do coração muda completamente. Daí que o coração seja considerado o "centro" das emoções. Engraçado quando estudamos a Antiga Grécia... naquele tempo, não era o coração que focava os sentimentos. Era o fígado. o.O

Imagem
Conhecimento/Sabedoria - eu vejo aqui um cérebro. Não vejo símbolo melhor para o conhecimento/sabedoria.

Imagem
Pureza/Inocência - vejo aqui duas coisas.... uma folha, ou uma lágrima. Ambas servem... a folha pode estar associada à Natureza, como expressão máxima de pureza (vale lembrar a religião xintoísta, que é a mais seguida no Japão. Eles fazem um culto muito forte à Natureza). Mas a lágrima pode simbolizar também a inocência. Uma criança chora sempre quando é vítima de alguma perversidade.

Imagem
Sinceridade/Honestidade/Lealdade - este símbolo assusta-me. A tradução da virtude do Joe já de si é difícil. A cruz tem interpretações várias... por vezes até opostas. Mas aqui eu invoco a cruz de Cristo, e a mensagem de ajuda ao próximo. O Joe sempre se preocupou com os outros, e aqui está implícito a sinceridade para com a nossa consciência...

Imagem
Luz - A estrela. Um ponto de luz com os seus raios. Um simbolo que eu gosto de interpretar como a soma de todas as 7 virtudes, antes da descoberta da 8ª criança escolhida. Um arco-íris tem 7 cores certo? Então, a soma de todas essas cores seria a LUZ (arco íris = refração da luz).

Imagem
Esperança - Aqui eu vejo um raio de luz. O sol emite um raio de luz para baixo, em direcção à Terra. Quem não conhece a imagem de um raio de luz, que rompe no meio das nuvens, iluminando uma pessoa ou objeto? Esse é o símbolo do feixe de esperança... como se Deus mostrasse o caminho ao viajante perdido. Representa a fé.

Imagem
Milagre - Não gosto muito deste simbolo. o.o" Não tem muita graça. Basicamente tem um "M" no meio, a inicial da palavra Milagre (o "M" mantém-me em várias traduções).

Imagem
Bondade/Doçura - uma flor. Representa delicadeza, harmonia... uma flor costuma ser graciosa. Espera humildemente que a Natureza a alimente, e costuma estar associada à beleza. Bondade = beleza espiritual.

Imagem
Destino - mencionado no terceiro filme, mas nunca apareceu no anime. É um símbolo que não dou muita importância... mas acho que se parece muito com o sinal de "infinito". Basicamente, é uma linha unida por dois pontos. Causa e consequência = um elo encadeado de acontecimentos, com uma lógica fatalista.

E pronto. É a minha interpretação.
<<

L!An~

Fresh user

Data de registro: Dom Mar 04, 2007 12:12 pm

Pseudo: L-An~

Mensagem Sex Abr 24, 2009 12:49 pm

Re: Os símbolos dos brasões...

Bem legal esse se post Ray, parabéns!
Vou expor minha opnião sobre dois dos símbolos falados por você:

Sobre o símbolo da Sinceridade/Honestidade/Lealdade: Ao observar por alguns instantes esse símbolo, eu vi uma pequena relação com escudos. Já vi imagens de alguns escudos parecidos com esse símbolo, e os escudos retratam essa idéia de Lealdade, como os cavaleiros que protegião seus Reis na idade média, por exemplo =P

Sobre o símbolo dos milagres pode parecer mais loucura ainda da minha parte, mas pode-se interpretá-lo de maneira mais ampla.
Vê-se que na parte superior do símbolo tem um losango. Se for acompanhando a figura de cima para baixo, pode se ter a impressão que aquele losango se distribui em outros três losangos. Dai lembrei do Milagre da Multiplicação, :shock: , e associei com a figura.

Nossa fui longe, kkkkkk
Mais uma vez, parabéns pelo post, Ray-dono!
Imagem
CAMPANHA: Verdadeiros Realistas!
CAMPANHA: Seja crítico, não seja puxa-saco.
CAMPANHA: Alguem me dah um PS2? (Eu Insisto!)
<<

Gustavo_Andrade

Rookie User

Data de registro: Qui Abr 10, 2008 10:20 am

Mensagem Ter Abr 28, 2009 11:14 am

Muito interessante Ray, realmente nos explica porque cada símbolo é desse jeito. Bem legal seu jeito de ver as coisas, teórico e inteligente, nem todo mundo teria essas conclusões boas do porque são usados esses símbolos para os brasões.

E sim L!An~ concordo plenamente com o que disse sobre o símbolo da honestidade, realmente observando em filmes e imagens podemos encontrar símbolos muito parecidos a esses se não iguais.

Assim como L!An~ te dou um parabéns pelas iniciativas e teorias que são pra lá de boas.
Imagem
Imagem
Imagem
Legenda fics: Muito boa/ boa/ boa, mas precisa melhorar/ não gostei/ ruim/ está horrivel/
<<

SpRafael

Champion User

Data de registro: Dom Fev 11, 2007 11:38 am

Pseudo: Kuro

Mensagem Ter Abr 28, 2009 6:36 pm

Já tava a um tempo para fazer um tópico parecido, ainda não terminei as teorias, mas vou expor o que pensei se não se importam com alguns brasões xD (Isso se não se importarem de ouvir uma viagem na maionese ainda maior xD)

Brasão da Coragem, Símbolo: O Sol representa a perseverança, pois ele se ergue dia após dia no horizonte. Outro significado do Sol seria a representação da chama, do fogo, algo incontrolável e que sempre tende a se expandi e se espalhar, assim como as decisões do Taichi afetavam ao resto, eles também começavam a ser impulsionados por sua coragem e determinação.
Os 3 Círculos que formam o brasão simbolizam 3 estágios para o ganho da coragem “perfeita”, assim como uma trindade, as fases poderiam ser: “Descobrir seu medo”, “Aceita-lo” e finalmente “Enfrentá-lo”, fazendo isso poderá se avançar para a dita coragem perfeita.
Outro ponto é o numero de pontas do Sol, 8 assim como a quantidade de Crianças Escolhidas.

As Cores do Brasão: O laranja por ser uma cor quente pode representar o fogo e como dito a cima, seria uma cor que se espalha e queima ao seu redor influenciando varias coisas ao seu redor. Pode representar também a determinação.

Brasão da Amizade, Símbolo: O Símbolo desse brasão possui uma forma diferente, mas que passa uma mensagem interessante, seu formato, com dois “triângulos” nas pontas indica expansão e por ter um circulo no meio forma a expressão popular “círculos de amizades” ou o “Circulo Social” em que a pessoa vive.
Uma outra coisa que esse brasão lembra é uma corrente, ou seja laços de ligação, algo que ligaria vocês a mais pessoas.
Um aspecto interessante desse brasão é o fato dele ser um dos poucos a não ter um Circulo, ou seja, não será uma virtude absoluta, não tendo “formas” de evoluir ou degredir, variando completamente da pessoa em questão.

As Cores do Brasão: Azul representa à calma, o gelo, representando até mesmo uma ligação, pois dizem que quando duas pessoas são amigas elas estão em harmonia e normalmente essa harmonia vem com a cor azul.

Brasão do Amor, Símbolo: O Coração, como claramente indica representa o amor.
O braço separado pode indicar o começo de um abraço, a ação de querer envolver algo em seus braços para proteger.
Nesse brasão ainda é possível ver um Cisne, cuja simbologia para uma mulher é mais profunda, ainda mais se tratando da Sora.

As Cores do Brasão: O vermelho nesse caso representaria o amor, uma paixão.

Brasão da Esperança, Simbolo: O sol que nasce, aparecendo o dia após dia, representando uma esperança, uma solução para o problema, sendo como a Ray disse, apontando um escolhido para ajudar, ou simplesmente, sendo um simbolo de "sobrevivencia", quantos e quantos filmes/animes/programas não mostram após uma terrivel batalha, ou situação desesperadora mostrar que acabava e um novo dia está para vir.

Cores do Brasão: Amarelo, para representar uma certa nobreza para não desanimar e ainda um tom comum do sol.

Por enquanto só fiz desses, mas vou tentar acelelar a montagem dos outros \o\
Não peça, vá e ganhe. Faça isso e será recompensado.

Imagem
<<

Virus Greymon

Fresh user

Data de registro: Dom Set 27, 2009 4:42 pm

Localização: 4 Caminhos,Queluz,Lisboa,Portugal,Europa,Euroásia,Planeta Terra,Via Láctea,Universo

Mensagem Ter Set 29, 2009 12:54 pm

Diz me Rayana_Wolfer diz-me uma coisa

No anime o simbolo da coragem era do Tai
O da amizade do Matt
o do amor era da sora
o do conhecimento era do Izzi(acho que era esse o nome dele)
o da pureza era da Mimi
o da sinceridade era do joe
o da esperançado tikey
o da luz da karie
e os outros dois?
<<

Rayana_Wolfer

Ultimate User

Mensagem Ter Set 29, 2009 3:54 pm

Virus Greymon escreveu:Diz me Rayana_Wolfer diz-me uma coisa

O da amizade do Matt
o do amor era da sora
o da pureza era da Mimi
o da esperançado tikey
o da luz da karie
e os outros dois?

O do Milagre é do Daisuke (Davis), juntamente com o da Coragem e Amizade, embora não sejam exactamente brasões... mas são qualidades na mesma, mesmo que sejam traduzidas em digimentals.
O da Bondade é do Ken
O do Destino pertence ao Wallace, o rapaz louro do filme 3.
========================================

Lol! Ah, e aproveitando o post...
Vou postar aqui um texto que escrevi no meu blog. Serve apenas para complementar o que já disse, e vai de encontro às afirmativas do Rafael.

Se há coisa que eu detesto são analogias e simbologias forçadas. Mas há coincidências que são até "demasiado coincidentes" para deixar passar. E quando se trata de animes e artes, nem se fala!
Digimon Adventure gira em torno de um protagonista chamado Taichi Yagami, que tem uma irmã chamada Hikari Yagami.

Bom, para começar, é preciso perceber o que os nomes deles significam em japonês:

- Taichi Yagami significa "o mais denso dos 8 deuses" (八神 太一).
- Hikari Yagami significa "a luz dos 8 deuses" (八神 ヒカリ).

Entretanto, temos no anime as crianças escolhidas que vão salvar a Digital World. As crianças são nem mais nem menos do que oito. Cada criança representa uma virtude. As oito virtudes são: Coragem, Amizade, Amor, Conhecimento, Esperança, Sinceridade, Inocência e Luz.

- O brasão do Taichi representa a Coragem, e corresponde a um Sol com oito pontas.
- O brasão da Hikari representa a Luz, e corresponde a uma estrela com oito pontas.

Imagem

Toda a gente sabe que o Sol é uma estrela... mas nem todas as estrelas são Sóis. Por isso o símbolo de ambos acaba sendo muito inteligente.

- Taichi tem o sol porque é o líder dos escolhidos. Ele é o centro do "sistema solar", com a responsabilidade de distribuir luz pelos corpos que o rodeiam.

- A Hikari é a estrela individual, que já conquistou o caminho óctuplo de Buddha, e por isso ela possui a sua própria luz. É por isso que o brasão dela é a Luz.

Sabem o que é o caminho óctuplo de Buddha? É basicamente um conjunto de oito virtudes a se conquistar. O Ser Humano que consegue atingir as oito virtudes pode atingir o nirvana e encontrar-se com Buddha.

Buddha significa "o desperto" ou "o iluminado".
O mais engraçado é que tudo em Digimon coincide com esta analogia...

Yagami é também o anagrama de I am Gay... mas isso não é simbologia. xDDD
<<

Nomebastanteoriginal

Fresh user

Data de registro: Seg Ago 03, 2009 10:14 am

Mensagem Sáb Out 03, 2009 3:46 pm

Bom eu acho que estes dois brazões são confusos...

Mimi - Pureza/Inocência
Jou - Sinceridade/Honestidade/Lealdade

confusos porque:
no brazão do jou, chamam-no às vezes de sinceridade que também chamam ao da mimi...
e sempre que aparece referências em inglês ao brazão dele (reability) disseram-me que pode significar em português responsabilidade... (como no episodio em que ele tinha a responsabilidade de cuidar do tk e tambem tem que ter responsabilidade por ser o mais velho)

se alguem que tem os episodios em japones e que consiga traduzir (à letra) o nome dos brazões deles, era bom pois acabava com as confusões...

de resto, excelente trabalho! a sério: nem eu conseguia tamanha interpretação
<<

Rayana_Wolfer

Ultimate User

Mensagem Sáb Out 03, 2009 7:19 pm

Nome dos brasões em japonês...

Taichi ------> 勇気 (yuuki)
Yamato ----> 友情 (yuujou)
Sora --------> 愛情 (aijou)
Koushirou --> 知識 (chishiki)
Mimi --------> 純真 (junshin)
Jou ---------> 誠実 (seijitsu)
Takeru -----> 希望 (kibou)
Hikari ------> 光 (hikari)

-> Brasões da 1ª temporada

O real problema talvez seja a falta de equivalente português...
<<

Tai M.

Fresh user

Data de registro: Seg Dez 14, 2009 5:43 pm

Mensagem Seg Dez 14, 2009 7:59 pm

Essa historia da Mimi e do Joe sempre me confundiu.

O facto de em portugues de portugal o joe ser a sinceridade, e em ingles a mimi ser a sinceridade.

Se bem que eu acho que a Inocencia incaixa perfeitamente na Mimi.

P.s: Rayana, tu no simbolo do conhecimento dizes que vez um cerebro. Eu nao consigo ver :S A menos que estejas a referir-te aos 2 hemisférios...

Mas para mim aquele simbolo será sempre uma lupa, que tem o simbolismo da descoberta. decoberta por conhecimento :D
<<

Dan 'Culumon'

Fresh user

Data de registro: Ter Jan 19, 2010 9:59 pm

Mensagem Ter Jan 19, 2010 10:44 pm

Rayana_Wolfer escreveu:
Virus Greymon escreveu:Diz me Rayana_Wolfer diz-me uma coisa

O da amizade do Matt
o do amor era da sora
o da pureza era da Mimi
o da esperançado tikey
o da luz da karie
e os outros dois?

O do Milagre é do Daisuke (Davis), juntamente com o da Coragem e Amizade, embora não sejam exactamente brasões... mas são qualidades na mesma, mesmo que sejam traduzidas em digimentals.
O da Bondade é do Ken
O do Destino pertence ao Wallace, o rapaz louro do filme 3.
========================================

Lol! Ah, e aproveitando o post...
Vou postar aqui um texto que escrevi no meu blog. Serve apenas para complementar o que já disse, e vai de encontro às afirmativas do Rafael.

Se há coisa que eu detesto são analogias e simbologias forçadas. Mas há coincidências que são até "demasiado coincidentes" para deixar passar. E quando se trata de animes e artes, nem se fala!
Digimon Adventure gira em torno de um protagonista chamado Taichi Yagami, que tem uma irmã chamada Hikari Yagami.

Bom, para começar, é preciso perceber o que os nomes deles significam em japonês:

- Taichi Yagami significa "o mais denso dos 8 deuses" (八神 太一).
- Hikari Yagami significa "a luz dos 8 deuses" (八神 ヒカリ).

Entretanto, temos no anime as crianças escolhidas que vão salvar a Digital World. As crianças são nem mais nem menos do que oito. Cada criança representa uma virtude. As oito virtudes são: Coragem, Amizade, Amor, Conhecimento, Esperança, Sinceridade, Inocência e Luz.

- O brasão do Taichi representa a Coragem, e corresponde a um Sol com oito pontas.
- O brasão da Hikari representa a Luz, e corresponde a uma estrela com oito pontas.

Imagem

Toda a gente sabe que o Sol é uma estrela... mas nem todas as estrelas são Sóis. Por isso o símbolo de ambos acaba sendo muito inteligente.

- Taichi tem o sol porque é o líder dos escolhidos. Ele é o centro do "sistema solar", com a responsabilidade de distribuir luz pelos corpos que o rodeiam.

- A Hikari é a estrela individual, que já conquistou o caminho óctuplo de Buddha, e por isso ela possui a sua própria luz. É por isso que o brasão dela é a Luz.

Sabem o que é o caminho óctuplo de Buddha? É basicamente um conjunto de oito virtudes a se conquistar. O Ser Humano que consegue atingir as oito virtudes pode atingir o nirvana e encontrar-se com Buddha.

Buddha significa "o desperto" ou "o iluminado".
O mais engraçado é que tudo em Digimon coincide com esta analogia...

Yagami é também o anagrama de I am Gay... mas isso não é simbologia. xDDD

Coicide com a religiosidade lá no Japão e em boa parte do leste da Ásia, já que eles colocam mitologia e religião oriental em muitos animes
<<

Buioli98

Fresh user

Data de registro: Seg Dez 14, 2009 9:39 am

Mensagem Dom Fev 07, 2010 6:05 pm

No Brasil, os brasões da Mimi e do Joe são Sinceridade e Confiança, respectivamente.
Para mim essas qualidade se encaixam perfeitamente, pois os sentimentos da Mimi são sempre sinceros ( Inocência e Pureza também são perfeitos), e em relação ao Joe (meu favorito), no começo ele não tem muita auto-confiança, e no episódio 36 por exemplo, Ikkakumon apenas SuperDigivolveu porque Joe teve Confiança suficiente em si mesmo para salvar T.K.

Quanto ao simbolo do Izzy (Koushiro) eu sempre interpretei como se fossem óculos, que na maioria das vezes nos dá a impressão de inteligência.
<<

Rayana_Wolfer

Ultimate User

Mensagem Dom Fev 07, 2010 9:32 pm

Não se zanguem comigo, mas vou afirmar categoricamente que "Confiança" está errado.

Traduz-se para "confiável".
Pensem sobre isso, e vão perceber a diferença.

Confiável já se aproxima um pouco mais de "Honestidade" ou "Sinceridade", que são as traduções mais próximas do japonês "seijitsu". Está associado ao sentimento de ser útil/confiável/integro: Joe é um dos pilares do grupo, e uma ajuda para as outras pessoas. Joe inicialmente assumia a responsabilidade de LÍDER dos escolhidos, porque era assumidamente o mais velho e o mais responsável. Também só assim se explica por que Joe estava tão confuso sobre ser médico. A figura do médico é a melhor imagem para traduzir essa característica de "pessoa confiável" para os demais, ou seja: alguém que está sempre presente quando as pessoas precisam dele.

É disso de que fala o brasão do Joe. A característica de suporte.

A Mimi é diferente. Mimi está associada a pureza / inocência. Mimi detesta guerra e lutas. Inicialmente expressava uma inocência do tipo "egoísta", mimada e infantil. Ela sentia nojo de muitas coisas. Mas com a evolução dela, a inocência dela transformou-se num tipo de pureza mais doce e generosa (não se incomodou em sujar as mãos de sangue, para tratar das feridas do Orgemon - esse tipo de pureza desenvolveu-se nela).
<<

Dan 'Culumon'

Fresh user

Data de registro: Ter Jan 19, 2010 9:59 pm

Mensagem Ter Fev 09, 2010 11:05 pm

Agora uma dúvida: as características dos Digimons de cada digiescolhido tem a ver com o brasão e personalidade dos jovens?
<<

kinex

Rookie User

Data de registro: Seg Dez 21, 2009 6:02 pm

Pseudo: Kinex

Mensagem Ter Jun 08, 2010 3:24 pm

o que eu veijo no sim,bolo da imteligensia nao é bem um serebro é mais uns ocolos mas com uma lente maior que a outra
Imagem

Retornar para Temporadas de Digimon